Sinduscon-ES apoia iniciativa

Construtoras do ES que adotarem Parede de Concreto terão acompanhamento do Núcleo

Ary Fonseca Jr. durante apresentação no Sinduscon-ES

 

As construtoras capixabas interessadas em adotar o sistema construtivo Parede de Concreto têm a oportunidade de receber um acompanhamento de suas obras pelo Núcleo de Referência Parede de Concreto, que é integrado por várias empresas líderes e especializadas nesta tecnologia construtiva.

Essa possibilidade foi apresentada no dia 17/10/2017, quando o Núcleo promoveu em Vitória, Espírito Santo, o primeiro Encontro Técnico Parede de Concreto, que reuniu cerca de 50 profissionais de mais de 20 construtoras do Estado. O evento contou com o apoio de Sinduscon-ES, que auxiliou na divulgação e cedeu suas instalações para o encontro.

 

Projeto integrado

Neste encontro foi proposto o desenvolvimento estruturado de um Projeto de Organização, Implantação e Acompanhamento de empreendimentos que utilizem o sistema Parede de Concreto no Espírito Santo. Pelo menos três construtoras já apresentaram projetos de empreendimentos a serem avaliados. É importante destacar que os custos para realização das ações a serem implementadas serão rateados entre as construtoras que apresentarem projetos potenciais de utilização do sistema e as empresas membros do Núcleo.

Para o engenheiro Ary Fonseca Jr., coordenador do Núcleo de Referência Parede de Concreto e diretor da Signo Engenharia, “o encontro que reuniu as principais construtoras do Estado permitiu que elas interagissem com profissionais atuantes no mercado nacional”. Segundo ele, o evento trouxe depoimentos sobre os principais temas que preocupam o setor no momento e a adoção da tecnologia, tais como:

  • O cenário atual e as perspectivas de mercado (Ary Fonseca Jr.)
  • A participação da cadeia de fornecedores para o sucesso do negócio (Ary Fonseca Jr.)
  • A importância do projeto e das normas vigentes (Augusto Pedreira de Freitas)
  • A Construtora Nassal (Aracaju) e sua experiência na utilização do sistema (Caetano Quaranta)

 

Próximo passo      

No dia 16/11/2017, o engenheiro Ary Fonseca Jr. realizará em Vitória, nas instalações do Sinduscon-ES, reunião com as construtoras que apresentaram projetos a serem estudados, com o objetivo de alinhar expectativas, efetivar adesões e elaborar uma agenda para o início dos trabalhos.

 

Sobre o sistema

O sistema Parede de Concreto moldado no local tem se destacado como uma boa opção construtiva nos últimos anos. Após a publicação da norma ABNT NBR 16.055 (Projeto e Execução), específica para este sistema, mais de 1 milhão de unidades já foram executadas em todas as regiões do país.

O sistema demonstra, a cada dia, melhor performance no desempenho técnico e na melhoria de competitividade das construtoras que têm utilizado esta tecnologia em seus empreendimentos. Esta opção construtiva também tem se apresentado versátil, sendo utilizada em várias tipologias – casa térreas, geminadas, prédios de até 22 pavimentos e segmentos de mercado diversos, como o MCMV faixas 1 / 1,5 / 2 e 3 e em empreendimentos de incorporação tradicional.

Representantes das empresas do Núcleo e do Sinduscon-ES
Caetano Quaranta
Aristóteles Passos
Augusto Pedreira de Freitas