EnRedes CTE, São Paulo, 20/09/2017

Veja como foi a Oficina Tecnologia da Informação

 

Acesse aqui as palestras

 

No dia 20/09/17, oito palestrantes, um mediador e 161 profissionais da cadeia produtiva da construção participaram da oficina promovida pelo EnRedes “Tecnologia da Informação: para otimizar, integrar e impulsionar os negócios da construção”. Veja como foi:

 

 

 

PAINEL 1 – revolução digital, IoT e BigData

O primeiro Painel focou em vários aspectos e impactos da revolução digital no mercado e sociedade, mostrando que o futuro já está aqui e agora. O palestrante Francisco Milagres trouxe conceitos e cases de organizações que se propuseram às disrupturas, ou mesmo reinventaram seus mercados, subvertendo completamente suas estruturas e status quo.

 

Eduardo Fonseca apresentou um panorama de como os brasileiros acessam e lidam com as tecnologias digitais, além dos caminhos de decisão de compras via internet e dispositivos. Traçando paralelos com o comportamento do consumidor na aquisição de imóveis, alertou o setor da construção para o momento atual e como essa performance digital pode ser entendida e explorada, enfatizando o princípio do Inbound Marketing, que direciona conteúdos relevantes aos seus potenciais clientes.

 

Cristina Della Penna abordou, no mundo digital, a eficiência operacional do Big Data para identificar clientes (quem é, como está e como se comporta), de modo que se possa, através do levantamento de dados, do conhecimento de comportamentos e fatos, criar conteúdos e ofertas direcionadas.

 

Ana Cecília Ribeiro posicionou os conceitos sobre IoT (Internet das Coisas), analisando cruzamento de dados e informações via a imensa quantidade de dispositivos conectados em todo o mundo e no Brasil. Trouxe vários cases na construção civil, como o uso de sensores IoT para os mais variados monitoramentos de edificações, além do IoT para os usuários de imóveis, Facility Management, controle de custos de energia, BIM Asset, controle de acesso em canteiros, compliance de documentação legal e fiscal, entre outros.

 

PAINEL 2 – Sistemas de gestão

O segundo Painel trouxe apresentações curtas sobre inovações dos sistemas de gestão mais utilizados pelas empresas da construção, que sustentaram a mesa redonda sobre o quanto esses sistemas digitais podem contribuir para integrar processos, alavancar a produtividade e eficiência na construção, e ainda agilizar redes e efetivar negócios em várias frentes.

 

No site do CTE você pode acessar as palestras apresentadas na oficina e autorizadas pelos palestrantes para publicação.