Parceria

Núcleo e Caixa alinhados nas boas práticas sobre parede de concreto no interior de SP

 

Construtoras do interior paulista que utilizam o sistema construtivo parede de concreto em empreendimentos financiados pela Caixa Econômica Federal serão beneficiadas por uma ação firmada com o Núcleo de Referência Parede de Concreto. No dia 19 de abril (2017), um grupo de empresas participantes do Núcleo reuniu-se com a Superintendência Técnica da Caixa em Campinas para discussões e avaliações do sistema em construtoras que o utilizam naquela região, com coordenação do engenheiro Júlio Barboza Magalhães.

 

A Caixa reforça a importância do sistema para a execução de unidades habitacionais e apontou alguns itens do processo que necessitam de cuidados e atenção durante a execução do sistema.

 

Para minimizar patologias e riscos de não conformidade técnica, o Núcleo irá elaborar, para os itens apontados, Fichas de Boas Práticas, bons exemplos de execução destes processos em empreendimentos realizados por diversas empresas e em várias regiões do Brasil. Fornecedores de materiais e serviços e também projetistas de estrutura que compõem o time do Núcleo Parede de Concreto participarão da elaboração dos conteúdos.

 

O objetivo da ação é disseminar práticas, dicas e recomendações de ações que elevem o desempenho e promovam a redução de potenciais patologias. Participaram do encontro a equipe técnica da Caixa, profissionais da Coelho Engenharia, construtora de São José do Rio Preto, e profissionais de algumas empresas que integram o Núcleo: Astra, Coplas, SH Formas e Signo Engenharia.

 

“Por mais que se observe o crescimento na utilização do sistema, em alguns casos as boas práticas e normas que as norteiam não são devidamente observadas e praticadas”, observa Ary Fonseca Jr., coordenador do Núcleo e diretor da Signo Engenharia. Ele explica que o Núcleo tem justamente o objetivo de desenvolver e disseminar boas práticas, elaborar discussões e apresentar informações relevantes para a melhoria do desempenho no sistema construtivo parede de concreto.

 

O sistema parede de concreto é utilizado em mais de 700 mil unidades habitacionais em todo o Brasil. A parceria Núcleo-Caixa permitirá que as construtoras tenham contato direto com empresas líderes desse mercado.

 

Em todo o país, a Caixa é considerada a grande parceira das construtoras nos financiamentos habitacionais e o mercado reconhece a sua preocupação com o cumprimento de todos os quesitos de execução, projetos e operação que levem à boa qualidade das edificações, garantindo o desempenho e a habitabilidade dos imóveis. No caso da Regional de Campinas, essa condição é ainda mais relevante, diante do expressivo volume de financiamentos de sua carteira de negócios.

 

Rafael Coelho, presidente da Coelho Engenharia, lembra que o sistema construtivo com paredes de concreto está sendo adotado em grande escala por importantes construtoras brasileiras que atuam no segmento habitacional. “O sistema está se disseminando numa velocidade impressionante. Este é um processo sem retorno, devido à racionalização do sistema e à redução dos desperdícios”, afirma. “Temos a preocupação constante de que o sistema parede de concreto mantenha-se como uma alternativa competitiva. Para isso, atuamos na difusão de boas práticas de engenharia e total cumprimento das normas técnicas”, explica Ary Fonseca Jr.

 

Núcleo de Referência Parede de Concreto e Caixa Econômica Federal absolutamente alinhados na busca do melhor desempenho técnico do sistema, seguindo as boas práticas da engenharia e as normas técnicas vigentes, foi a conclusão final deste importante encontro.

 

EMPRESAS MEMBROS DO NÚCLEO

Formas de alumínio  – Forsa Brasil / SF Formas / SH Formas

Concreto – Polimix

Instalações e esquadrias – Astra

Distanciadores (espaçadores) plásticos – Coplas

Cura + desmoldante – Coplas / Vedacit

Gestão –  Signo

 

ENTIDADES QUE DÃO APOIO INSTITUCIONAL

Concreto – ABESC

Aço – IBTS

Cimento – ABCP

Projeto estrutural – ABECE

Mercado – CTE

Entidade financeira – CAIXA ECONOMICA FEDERAL