Warning: getimagesize() [function.getimagesize]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/3/c0/b4/nucleoparededeconcre/public_html/cms/wp-content/themes/gazette/header.php on line 481

Warning: getimagesize(http://nucleoparededeconcreto.com.br/cms/wp-content/files_mf/recomendainstalacoes.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/3/c0/b4/nucleoparededeconcre/public_html/cms/wp-content/themes/gazette/header.php on line 481

Negócios

Gestão de construtoras é beneficiada pelo uso do sistema parede de concreto

 

Os empreendimentos concebidos e executados com o sistema construtivo parede de concreto estão sendo decisivos para o bom desempenho econômico-financeiro das empresas construtoras, principalmente neste momento de crise da construção civil brasileira. Essa é uma das conclusões das empresas participantes do Núcleo Parede de Concreto, reunidas em São Paulo na última terça-feira (17/07/2018) para avaliar a situação do mercado nacional. O encontro revelou que o sistema construtivo tem contribuído para aperfeiçoar a gestão das empresas-clientes, refletindo positivamente em suas margens de lucro e resultados financeiros.

 

O mercado imobiliário, embora lento, é o segmento que vem reagindo melhor à crise da construção brasileira. Luís Claudio Mariano Monteiro, da SH Fôrmas, observa um equilíbrio entre os valores de produção atuais e os valores de venda dos imóveis, equação que segundo ele favorece os negócios no segmento. “Acredito que o mercado imobiliário possa voltar ao padrão que tinha em 2013 ou 2014, mas para isso a economia precisa voltar a crescer e a produção imobiliária deve se tornar mais pulverizada”, avalia. Já no setor de infraestrutura e obras públicas, o executivo lembra que a situação não é tão promissora e foi agravada pela greve dos caminhoneiros ocorrida em maio.

 

Recuperação é lenta, mas segue ritmo constante

Cleverson Aislan Callera, da Astra, diz que a recuperação do mercado tem se dado sobre uma base baixa, mas constante. “De novembro de 2017 para cá, tivemos na empresa um crescimento acumulado de 10% a 15%”, relata. Claudio Acemel, da Coplas, confirma o desempenho positivo do mercado. “A parede de concreto está muito bem. Ela representa 20% do nosso faturamento e teve, igualmente, 20% de crescimento nos últimos meses. Esse desempenho é apoiado pela exportação de produtos pela empresa”, acrescenta.

 

Para o coordenador do Núcleo Parede de Concreto, Ary Fonseca Júnior, da Signo Engenharia, a existência de um déficit habitacional acima de 6,1 milhões de unidades (CBIC, 2015) é o melhor argumento para a adoção da parede de concreto pelas construtoras. “Existe uma forte demanda e já vimos que as grandes construtoras, que optaram por essa tecnologia, seguem fortalecidas”, avalia. “Estamos percebendo pequenas e médias empresas pisando no freio, talvez devido às eleições, mas as grandes construtoras continuam produzindo”, reforça Marcus Palanca, da Forsa.

 

A geografia das oportunidades

Buscar novas oportunidades de negócio é um exercício comum nos dias atuais e para isso não existem obstáculos geográficos. Gisele Potada, da Coplas, lembra a força de mercados imobiliários emergentes, como o Triângulo Mineiro e o Sul do país, com destaque para a gaúcha Pelotas. Essa percepção é confirmada por Cleverson, da Astra. Para ele, o Estado de Santa Catarina vem destoando dos grandes centros urbanos. “É um outro universo, com muitas construções e obras fora dos padrões”, diz. Essa leitura do mercado é compartilhada também por Gustavo Sandoval (SF) e Rafael Clayton (SH Fôrmas). “Sabemos que a crise continua, mas temos que ter otimismo, pois casesde sucesso existem”, conclui Cleverson.

 

Para Ary Fonseca Junior, da Signo, as empresas que adotaram o sistema parede de concreto melhoraram sua rentabilidade, o que demonstra a competitividade dessa tecnologia. “Além disso, a demanda por moradias continua existindo e precisa ser atendida. Por isso estamos próximos das construtoras e quanto mais pulverizado o mercado melhor serão os resultados para todos”, avalia Ary.

 

NOTA: O Núcleo Parede de Concreto tem o objetivo de difundir o sistema parede de concreto e apoiar as empresas em sua utilização. Cadastre-se no site e receba todos os conteúdos e informações em primeira mão. Se preferir, faça um contato direto.