Debate

Fórum Melhores Práticas em Parede de Concreto

 

CBIC e SH reúnem principais atores do setor para debater o sistema construtivo

 

A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e a SH, empresa de locação e venda de fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos que integra o Núcleo Parede de Concreto, realizaram no fim de agosto (29), em Campo Grande, Rio de Janeiro-RJ, o Fórum Melhores Práticas em Parede de Concreto. O principal objetivo do encontro foi reunir as partes envolvidas – projetistas, fabricantes, fornecedores de materiais e construtores – para debater a tecnologia, que tem como principais vantagens a racionalização e o maior controle do processo construtivo, o aumento de produtividade e a redução de custos finais do empreendimento.

 

“A parede de concreto representa vantagens econômicas e técnicas, por isso o foco da discussão é a melhoria no detalhe da execução”, explicou ovice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Oliveira Passos. Segundo ele, “desde 2013 as empresas passaram a criar a cultura de construir com parede de concreto e esse encontro visou promover uma troca de experiências entre os envolvidos”.

 

Melhoria do desempenho

 

O sistema parede de concreto tem se mostrado bastante competitivo para a construção de edificações do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), mas é igualmente bem-sucedido em empreendimentos mais sofisticados do mercado imobiliário. O fórum procurou mostrar alguns exemplos de boas práticas neste caso, assim como a possibilidade do uso combinado da parede de concreto com outros materiais (veja o programa).

 

Em sua palestra, o engenheiro Ary Fonseca Jr., diretor da Signo Engenharia e coordenador do Núcleo Parede de Concreto, destacou o fluxo de decisão quando se adota um sistema construtivo industrializado, como é o de parede de concreto moldada in loco. “As decisões nas etapas de projeto, organização e produção devem ser integradas. Isso significa que, para obter melhor desempenho, devemos ter total atenção a três pontos: projeto, processo e empresa” (veja quadro).

 

 

PROGRAMA – ABORDAGENS DO FÓRUM

  • Parede de Concreto – Prédios altos e Norma de Desempenho
  • Capacitando a mão de obra para aumentar a produtividade
  • Formas para parede de concreto: boas práticas e como aumentar o retorno do investimento
  • Concreto: pontos de atenção e práticas recomendadas
  • Interface com outros sistemas
  • Produtividade nas instalações elétricas e soluções
  • Revestimentos cerâmicos e impermeabilizantes
  • Visão da construção industrializada na parede de concreto
  • Case CAC Engenharia