DESTAQUE > ILAN HERCULANO

Parede de Concreto. Por que adotamos o sistema?

viamonte

Viamonte Condomínio Clube, localizado em São Cristóvão, Grande Aracaju (SE)

 

Após a publicação da NBR 16.055:2012, específica para o sistema parede de concreto, empresas de diferentes portes e regiões do Brasil passaram a adotar esta alternativa construtiva. Em 2014, a empresa Nassal Construtora foi uma delas, optando pela utilização dessa tecnologia na execução do empreendimento Viamonte, localizado em Aracaju-SE, o primeiro da empresa neste sistema. Afinal, por que a adoção do sistema parede de concreto? Convidamos o engenheiro Ilan Herculano, diretor de obras da Nassal Construtora, para falar um pouco sobre este assunto.

 

Fale um pouco sobre a Nassal Construtora.

Ilan Herculano – A Nassal Construtora atua há 32 anos no mercado imobiliário de Sergipe, nos segmentos econômicos, médio e alto padrão. Está entre as 60 maiores empresas do mercado imobiliário do Brasil, segundo ranking ITC de 2016.

 

O que levou a Nassal a optar pelo sistema construtivo parede de concreto?

Ilan Herculano – O processo construtivo usual demanda mais mão de obra especializada, mais desperdício de material, gerando aumento dos custos e prazos de construção. Visando a melhoria da qualidade dos nossos produtos, aumento da produtividade nos processos construtivos das obras e redução dos custos de construção, buscamos identificar opções construtivas que trouxessem o conceito de industrialização para nossos canteiros, consequentemente refletindo em maior competitividade da empresa junto ao mercado. O sistema parede de concreto nos pareceu uma boa opção.

 

Qual foi o primeiro empreendimento da Nassal a adotar esta tecnologia? Quais suas características?

Ilan Herculano – O primeiro empreendimento foi o Viamonte Condomínio Clube, localizado na Grande Aracaju, em São Cristóvão. Ele tem sete torres de oito pavimentos cada, perfazendo um total de 448 unidades habitacionais. São apartamentos de 1, 2 e 3 quartos, todos com varanda, dois elevadores por torre e área privativa de até 64,96 metros quadrados.

 

Como foi o processo de decisão para a escolha do sistema construtivo?

Ilan Herculano – Decidimos pelo sistema construtivo de parede de concreto por ser uma opção de grande potencial para a industrialização. Poderíamos também obter ganhos significativos relacionados a prazo, redução de mão de obra e custo. Aproveitamos ainda este sistema para incorporar outros processos também racionalizados que fortaleceram os conceitos da industrialização. Para a Nassal, a aplicação desse novo conceito se estende a outras tipologias a serem construídas. Outro ponto importante na decisão foi o projeto arquitetônico do empreendimento: compatível para sua aplicação.

 

Quais foram as estratégias adotadas na implantação?

Ilan Herculano – Primeiro, houve a fase de estudo do sistema construtivo parede de concreto, no qual contratamos a consultoria de uma empresa com expertise no processo. A partir daí visitamos diversas obras que já aplicavam esse sistema e conversamos com muitos profissionais experientes. Com base nisso, projetamos o nosso sistema principal em concreto e os demais subsistemas construtivos. A segunda fase foi a de planejamento pré-obra, que acredito ser a fase mais importante para alcançar o sucesso na implantação e execução desse sistema construtivo, no qual estudamos e planejamos cada etapa a ser executada. Por último, tivemos a fase de execução, onde adotamos ferramentas de gestão e controle para acompanhar e garantir a sua evolução de acordo com o planejado.

 

Quais foram as preocupações iniciais para esta mudança de tecnologia?

Ilan Herculano – O nosso maior objetivo era garantir que a nova tecnologia realmente proporcionasse todos os benefícios de custo e velocidade de execução da obra na prática.

 

Qual o status atual deste empreendimento?

Ilan Herculano – Estamos com 38% de obra concluída, de sete torres já executamos quatro, em apenas sete meses.

 

Que dificuldades foram encontradas para operação do sistema?

Ilan Herculano – O sistema parede de concreto é bastante simples na sua aplicação, porém tivemos cuidado na formação da equipe focada no processo. Mas a maior dificuldade foi na aplicação dos subsistemas que antecedem, sucedem e acompanham a etapa de estrutura. Fizemos adoção de novas soluções para instalações hidráulicas e elétricas, telhados, esquadrias, pintura interna e externa, pavimentação, instalações de infraestrutura e muros, onde encontramos mais dificuldades para garantir a sua aplicação de acordo com a cadência prevista.

 

Quais as expectativas na etapa de implantação do sistema para o empreendimento em questão?

Ilan Herculano – Como tínhamos elaborado um bom planejamento da obra, a expectativa maior era fazer acontecer conforme previsto.

 

Quais são os resultados positivos até o momento?

Ilan Herculano – Conseguimos formar uma boa equipe para estrutura de parede de concreto, com bons lideres, o prazo desta etapa conseguiu superar o planejado. Implantamos com sucesso o Kaban e o Lean Construction para logística e gestão da produção.

 

Qual o envolvimento das diversas áreas da empresa neste processo?

Ilan Herculano – O envolvimento das diversas áreas da empresa neste processo é imprescindível para o sucesso do projeto, pois não é apenas a implantação de um novo sistema construtivo e sim a mudança no conceito de construir e gerir o negócio. Alteramos todos os processos relacionados a projetos, logística, compra, suprimentos, qualidade, segurança, fluxo de caixa e mão de obra.

 

O que você recomendaria a empresas que passam pelo processo de busca, decisão e implantação deste sistema?

Ilan Herculano – É evidente que o sistema é uma ótima solução construtiva quando comparado a outros, entretanto, para uma boa implantação, se faz necessário o acompanhamento de um bom profissional experiente no sistema, assim como uma boa equipe de gestores na empresa que possibilitem a sua introdução.

 

Você pensa em replicar a adoção do sistema parede de concreto em outros empreendimentos?

Ilan Herculano – Sim. Na primeira obra registramos bons resultados em relação à execução. Pudemos observar ganhos substanciais de performance e queremos replicá-los em outras obras de perfil similar.

 

Como você avalia a iniciativa da criação do Núcleo de Referência Parede de Concreto?

Ilan Herculano – É uma ótima iniciativa por permitir a troca de experiências entre empresas e profissionais de engenharia que buscam a melhoria, modernização e industrialização nos processos construtivos.

Engenheiro Ilan Herculano, diretor de obras da Nassal Construtora
Envie sua pergunta
Depois de ler a entrevista ao lado, caso você tenha alguma dúvida ou deseje algum esclarecimento sobre o tema tratado, escreva para nós.

As perguntas serão encaminhadas ao entrevistado e as respostas, publicadas em um prazo de 30 dias neste site.

Utilize o formulário abaixo: