Industrializando processos na obra - Instalações elétricas

Industrializando processos na obra – Instalações elétricas

 

 

Por Cleverson Aislan Callera

 

Chicotes elétricos Astra

O chicote elétrico é um sistema formado por trechos da instalação elétrica e composto por eletrodutos, fios, caixas elétricas impermeáveis para laje, parede e conectores de emenda, pré-montados em fábrica, destinados às obras de parede de concreto moldada no local, onde são conectados conforme processo de instalação e montagem do sistema de fôrmas metálicas.

 

O sistema construtivo de paredes de concreto moldadas “in loco” é muito rápido, adequado  para obras de conjuntos habitacionais, que necessitam de maior velocidade na construção das residências. Seu investimento inicial é muito grande e, por isso, se justifica em situações de grande demanda e repetitividade nas plantas residenciais. Dessa forma se fazem necessários sistemas de instalações eficientes e que reduzam a quantidade de mão de obra e o tempo para entrega das unidades. Pensando nisso, a Astra desenvolveu o sistema de chicotes elétricos industrializados, fornecido em forma de chicotes acabados com eletrodutos, caixas elétricas, fios e mão de obra. Totalmente personalizado e com garantia de fábrica, o chicote elétrico está sendo encarado como a maior novidade para o mercado de instalações.

 

Vantagens

  • Garantia dimensional e redução de custos, eliminando qualquer desperdício de eletrodutos e fios
  • Chicotes totalmente identificados
  • Diminuição dos itens a serem gerenciados na obra, eliminando riscos de extravio de material
  • Facilidade na instalação e garantia na qualidade da mão de obra, pois as montagens são feitas na indústria através de gabaritos
  • Padronização na obra
  • Assessoria técnica personalizada

 

Características do processo para térreo + quatro pavimentos

A concretagem é feita com apenas meio jogo de formas, ou seja, de dois em dois apartamentos. Uma vez que as torres de 5 andares (térreo + quatro) são formadas por 4 apartamentos por andar, o processo de concretagem dos andares por completo se dá a cada 2 dias e a sequência de concretagem inicia-se pelos apartamentos 1 e 2 e, no outro dia, 3 e 4, conforme figura 1. O processo de montagem, instalações e concretagem andam paralelamente.

 

Primeiro Dia – Período da manhã: Início do ciclo

 

Apartamentos 1 e 2: Fôrma da laje montada e as telas metálicas da laje posicionadas conforme figura 2.

  • Fôrmas da laje recebendo os eletrodutos da parede para o teto e ligando nos pontos de conexão da tubulação aérea (caixas de laje) do apartamento de baixo.
  • Fôrmas de laje recebendo também as tubulações rasteiras (tomadas) do apartamento de cima nos trechos que ficam embutidos no piso; as pontas dos eletrodutos ultrapassam a laje e ficam na espera para futuras emendas.
  • Passadas as tubulações, é só aguardar a concretagem, que se dá normalmente por volta das 16h do mesmo dia.
  • Durante esse período (manhã) inicia-se ao mesmo tempo a desforma dos apartamentos 3 e 4 do pavimento inferior, pois essa fôrma se desloca para os apartamentos 1 e 2 acima referidos.

 

Apartamentos 3 e 4: Laje já concretada e as tubulações rasteiras (tomadas) na espera para serem unidas até os pontos de iluminação, conforme figuras 3 e 4.

  • Inicia-se a instalação das telas metálicas de todo o layout das paredes.
  • Nesse momento a equipe de elétrica está na laje para prolongar os eletrodutos das tubulações rasteiras que estavam na espera até o ponto da iluminação. Nessa ocasião eles também passam a fiação por todo o circuito (quando se faz uso do chicote elétrico, esta etapa é dispensada, de modo que não há equipe de elétrica nesse período e, assim, economiza-se essa mão de obra).

Primeiro Dia – Período da tarde

 

Apartamentos 1 e 2: Fôrma da laje montada e as telas metálicas da laje posicionadas; finalização da armação, conforme figuras  5 e 6.

  • Faz-se a finalização da montagem da laje, das instalações elétricas e da armação metálica, ferragens negativas, passantes, entradas dos shafts etc.
  • Inicia-se a concretagem dos apartamentos 1 e 2 aproximadamente às 16h. Neste momento fica na laje somente a equipe de concretagem.

 

Apartamentos 3 e 4: Todas as telas metálicas de parede posicionadas, com toda a instalação elétrica fixada nas telas e todos os pontos de iluminação encaminhados, conforme figuras 7 e 8.

  • Inicia-se a montagem das fôrmas metálicas e o fechamento das paredes, que recebem as fôrmas que estavam montadas no piso inferior nos apartamentos 1 e 2.
  • Ao mesmo tempo, a elétrica está finalizando as instalações dos pontos de iluminação que ficarão na espera da fôrma da laje no pavimento superior.

 

Segundo Dia – Período da manhã: Final do ciclo

 

Apartamentos 1 e 2: Inicia-se o processo dos apartamentos 3 e 4 executados no dia anterior, no período da manhã.

  •  O ciclo se repete com a outra metade do jogo de forma do pavimento.

 

Apartamentos 3 e 4: Inicia-se o processo dos apartamentos 1 e 2 executados no dia anterior, no período da manhã.

  • O ciclo se repete com a outra metade do jogo de fôrma do pavimento.

 

Mais sobre a Astra

A Astra S/A Indústria e Comércio, fundada em 1957, é uma das mais importantes indústrias fornecedoras para o mercado da construção. A empresa comercializa produtos que vão da fundação da obra ao acabamento, do item técnico ao de decoração, sendo líder de mercado em vários segmentos.

Com seus 56 anos de experiência no mercado, a Astra sempre se destacou, entre outros aspectos, por suas soluções inovadoras. A empresa fabrica uma linha completa de itens voltados para construtoras, com áreas especializadas em desenvolver e comercializar soluções técnicas para atender às necessidades dos canteiros de obras em todo o Brasil. A empresa é pioneira no mercado de novas tecnologias para a construção civil e na criação de produtos a partir de solicitações de construtoras.

Atualmente, a Astra atende a centenas de construtoras em todo o Brasil. Além disso, a equipe lida diretamente com quem vai usar o produto na obra, desenvolvendo e aprimorando soluções, criando produtos e satisfazendo as necessidades dos clientes.

 

* Cleverson Aislan Callera é engenheiro civil, responsável pelo departamento de Vendas Técnicas da Astra (vtecleverson@astra-sa.com.br)

Engenheiro Cleverson Aislan Callera, da Astra
Figura 1: Disposição dos apartamentos - Imagem: Arquivo Tenda
Figura 2: Apartamentos 1 e 2, montagem da tubulação
Figuras 3 e 4: Apartamentos 3 e 4, prolongamento da tubulação, passagem de fios
Figuras 5 e 6: Apartamentos 1 e 2. Finalização da laje para concretagem
Figuras 7 e 8: Apartamentos 3 e 4. Montagem das fôrmas e finalização elétrica